5 coisas sobre psicologia canina que você deve saber


Teve uma época que eu senti que seria a próxima "Encantadora de cães". Mas depois que vi que meus cachorros me mordiam, não me ouviam e me sacaneavam, eu percebi que não levava taanto jeito assim como pensava...
Mesmo assim, eu não parei de assistir o programa e me sinto apta para dar o meu pitaco (muito boa essa palavra) na relação de outras pessoas com seus pimpolhos. Seguem as dicas:

I) Passeio DIÁRIO com o cão
O ideal para se passear com o cão, é dentro de um tempo de 30 a 45 minutos por dia. Os cães ficam super estressados e frustrados de só olhar para as paredes da casa o tempo todo e procuram sempre alguma baguncinha para fazer quando isso acontece (roer sapato, acabar com mesas e sofás, rasgar suas blusas preferidas e muitas outras coisas que só alguém com o demônio no corpo faz.). 
Passeio diário com os cães é uma ótima maneira de reassumir a liderança perdida. Na hora que for sair, tenha certeza de que o cão não está em um estado de ansiedade e não deixe de maneira nenhuma ele te arrastar quando estiver com a coleira. Se puxar, dê um LEVE (leve) toque para o lado, que a mente do cão se colocará no seu estado ideal.

II) Disciplina
O que o Cesar Milan Favela (quase não acreditei quando vi o 2º sobrenome dele no google, mas foco!) propõe é o seguinte: exercício, disciplina e afeto. Nessa ordem, sem alterações. Após o passeio, o cão estará relaxado e submisso para obedecer suas ordens, ou seja, esse é o estado mental ideal que sempre deverá se manter nele.


III) Energia calma e assertiva
Os cachorros possuem uma espécie de sexto sentido que é capaz de captar a sua energia na hora. Mas o ruim e o bom disso é que eles captam e absorvem essa sua energia para dentro deles. Sabendo dessa peripécia canina, o ideal para se tornar um líder de bando é procurar sempre estar calmo e firme ao lidar com o cão e não deixar espaço para que ele assuma a liderança. 
Conversar com o cão, falar daquele jeitinho que só os humanos sabem ( nhé nhé nhé da mamãe...) não adiantará de bosta nenhuma e só deixará você mais fraco perante a ele. Eu sei que é difícil não perder a cabeça certas horas com eles mas, lembre-se no momento de que quando apontar um dedo para o cão, três estarão apontando para você (roubei essa frase dele, muito boa também).

IV) Seja direta e persistente
Ao dar uma ordem ao cachorro, nunca fale o nome dele junto e muito menos tenha um monólogo com o animal. Eles associam isso ao carinho, já que quando você o chama, chama pelo nome e quando conversa, eles não entendem nada então...não. 
Quando for pra sentar, deitar, sair, fingir de morto, serão sempre APENAS essas palavras. Se mesmo assim ele não te abodecer, insista. Se desistir, só tornará ele mais e mais forte e o temido líder do bando surgirá diante de você.


V) Mostre o caminho certo e ganhe a confiança e o respeito
Seu cachorro é guiado pelos instintos. Se você não assumir o controle, ele poderá ficar meio perdido, sem saber o que fazer, apesar de instantaneamente virar líder e mandar em você. Então é sempre bom ser líder em tempo integral para não confundí-lo e nem deixar fazê-lo o que quer trollando contigo na frente dos outros nos momentos mais inapropiados (fazer sexo com a perna dos outros e pular e arranhar todos que chegam em casa é uma que o meu sempre faz).
Fazendo esse básico, você ganhará a confiança e o respeito e aí sim terá um fiel escudeiro.Depois disso, aí sim você poderá fazer carinho, colocar no colo, em cima da cama, deixar ele comer no mesmo prato que você, lamber sua cara, fazer até sexo com seus ursinhos de pelúcia e dar um biscoitinho.

Bom, isso é realmente o básico e o essencial que você tem que fazer para ter um cão calmo e submisso, e não um Taz mania em sua casa. Quem tem tv a cabo ou miau tv como eu, pode colocar lá no Animal Planet às 14h ou 21h de segunda a sexta que estará passando o programa do Cesar.
That's all folks!

2 comentários:

  1. Ótimo post! Amo cães e adoro o programa do César Milan (Favela? hahaha). Meu cachorro também não me obedece, só obedece a meu irmão haha.

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu achei o seu blog d+,e essa postagem sobre os cães é super fofa! Aceita parceria?
    garotassuperfashions.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...